quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sustentabilidade e Ecodesign

Conforme o relatório do mês de março divulgado pelo Trandwatching.com (Se você não conhece esse site clique aqui) em um futuro bem próximo "o lucro virá do verde", ou seja, o consumidor será obrigado a consumir produtos sustentáveis por não haver outra opção, pois o conceito de sustentabilidade já é forte no mercado e só tende a crescer. É o chamado Eco-Bounty.
O tão em voga desenvolvimento sustentável fez com que surgisse o conceito de Ecodesign, que é o design feito com consciência ambiental, isto é, produzir embalagens e produtos que utilizem princípios e materiais recicláveis.
Marcas como a Natura desenvolvem um trabalho muito interessante nessa área e abordam todo o ciclo que envolve a produção, desde a matéria-prima até o seu descarte final, passando pelo transporte e a forma como o consumidor utilizará o produto. A empresa trabalha com embalagens recicláveis e refis de produtos que chegam a consumir até 50% menos matéria-prima do que as embalagens convencionais.
Curiosidades
Muito se fala em sustentabildade. Então aí vai, com as minhas palavras, uma definição: É a capacidade de consumir e aproveitar da melhor forma os recursos naturais sem correr o risco de esgotá-los e assim prejudicar as futuras gerações, ou seja, suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

Segundo a Wikipédia o conceito de desenvolvimento sustentável, como ele é conhecido hoje, surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - a Cúpula da Terra de 1992, mais conhecida como Eco-92 e que foi realizada no Rio de Janeiro. Serviu como base para a formulação da Agenda 21 (plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.)

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