terça-feira, 18 de maio de 2010

Sustentabilidade

Hoje em dia o tema sustentabilidade está em voga. Cada vez mais as empresas estão preocupadas em expressar toda a sua preocupação com o meio ambiente atravez de campanhas institucionais que procuram mostrar como sua marca é engajada nesse sentido.

O problema é que essa questão nem sempre é entendida da melhor forma pelas empresas e em muitos casos a responsabilidade social/ambiental fica só no discurso ou em uma verba destinada a projetos sociais.

No entanto, sustentabilidade é um conceito muito mais amplo. Tem a ver com equilibrio e deve estar inserido em toda empresa. Em entrevista ao blog Ocappuccino, Elisa Prado (diretora de comunicação da Tetra Pak) definiu bem e desmistificou algumas coisas em relação ao tema:

Na verdade é uma ação estratégica inerente a empresa como um todo. Ela tem um pilar econômico e está muito mais na questão do presidente, do líder, da área finanças, da área de produção e tudo mais... que gera, que produz, que faz com que as pessoas produzam um bem para vender à sociedade. A área de comunicação também trabalha com sustentabilidade, mas a empresa inteira que tem que estar ligada e não só uma área. Não é somente a área de finanças, a área de comunicação ou a área de produção – todo mundo! É tudo uma coisa interligada.

Então, se você pensa em sustentabilidade sem pensar no bem estar das pessoas, não é sustentabilidade. Se você pensa em sustentabilidade sem pensar na questão econômica, em gerar lucro, em gerar trabalho para aquelas pessoas, também você não está falando de sustentabilidade. E a questão ambiental é a mais clara. Sobre este ponto, precisamos desmistificar. Por que hoje em dia falamos muito em sustentabilidade e na realidade ela só pega no ponto ambiental. Isso acabou interligando uma coisa com a outra... a questão ambiental com a sustentabilidade, e não tem nada ver uma coisa com a outra. Você pode falar: a empresa não pode gerar lucro, mas ela tem que gerar lucro sim, ela tem que ser forte, ela precisa ser saudável com seus números. Só assim ela vai gerar emprego, gerar benefícios para seus empregados, gerar lucro para seus acionistas, gerar lucro e benefícios para essa comunidade que investe em ações na sua empresa. Isso tudo é sustentabilidade.

Para ler a entrevista completa clique aqui

É preciso ter o entendimento correto sobre o assunto para poder identificar quando uma empresa é de fato sustentável e quando ela for apenas um cover mal feito do capitão planeta (lembram dele?)



Nenhum comentário: