quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Poder da Mídia




O poder da mídia sobre a opinião pública. Esse é o tema do filme “O Quarto Poder”, de 1997, estrelado por Dustin Hoffman e John Travolta.


O filme gira em torno de 2 personagens: Max Brackett (Hoffman) é um jornalista que já teve grande prestígio em uma conceituada rede de tv, mas hoje está em baixa e só é escalado para fazer reportagens insignificantes. Sam Baily (Travolta) é um segurança de um museu que acaba de ser demitido e encontra-se desesperado para conseguir seu emprego de volta.


Brackett está justamente fazendo uma reportagem no museu onde trabalha Baily que, transtornado por perder o emprego, ameaça seus chefes com uma espingarda e acidentalmente acaba atirando em uma pessoa. Nesse cenário de caos o personagem de Hoffman vê uma oportunidade de se projetar e assim recuperar seu status perdido de grande jornalista. Ele se aproxima de Sam e o convence que pode limpar sua barra através de uma entrevista. Em pouco tempo o seqüestro do museu vira uma “novela nacional”.

A opinião das pessoas em relação ao personagem de Travolta muda constantemente de herói para vilão a medida que as emissoras de tv exibem imagens positivas ou negativas dele. Um exemplo disso são as entrevistas feitas com a família de Sam que são editadas para parecer que todos estavam contra ele, entre várias outras atitudes anti-éticas mostradas ao longo do filme. A verdade dos fatos é deixada de lado porque isso atrapalharia os interesses de terceiros.

Dirigido por Costa-Gravas com roteiro de Tom Matthews, baseado em uma história sua feita em parceria com Eric Williams, O Quarto Poder é um filme obrigatório para todos, principalmente estudantes e profissionais de comunicação.

Nenhum comentário: