domingo, 11 de abril de 2010

Google x Facebook

No início do ano vários meios de comunicação noticiaram que, pela primeira vez, o Facebook ultrapassou o Google em número de visitas e tornou-se o site mais acessado dos EUA. Mas esse fato foi apenas o início da disputa entre o site de buscas que até então era o "dono" da internet e a rede social.

Quando o Google entrou no mercado com seu buscador que organizava os sites encontrados dando a cada um deles um peso de relevância, simplesmente destronou o Yahoo e, de lá pra cá, virou o que todos conhecem. Agora, a criação de Larry Page e Sergey Brin corre o risco de tomar o mesmo olé que outrora aplicou no Yahoo.

O Facebook já é a rede social mais usada no mundo e cresce assombrosamente. Muitos afirmam que o fato de cada um dos seus 350 milhões de usuários ter um perfil que inclui faixa etária, classe social, gostos, objetivos, fotos e videos daria ao site de relacionamentos uma boa vantagem em relação ao Google e seus vários serviços.

Além disso o Facebook faz seu dever de casa e reconhece os méritos do seu adversário. Foi atrás de alguns profissionais do Google e os levou. Segundo matéria publicada no site da revista Época, 9% dos 1200 funcionários do Facebook atualmente vieram do Google. A mesma reportagem revela uma curiosidade interessante: Em 2007, Larry Page (um dos criadores do site de buscas) quis investir no site de relacionamentos, porém Mark Zuckerberg (criador do Facebook) preferiu aceitar um subsídio de 240 milhões da Microsoft em troca de 1,6% das ações da empresa.


Afinal, por que o Google não usa o orkut (muito popular no Brasil, mas praticamente ignorado no resto do mundo) para competir de igual pra igual com o Facebook?

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante sua colocação, mas sobre o Orkut X Facebook é algo que já existe, Google faria pacto com o demônio para tentar ao menos ser considerado um concorrente do Facebook, já que fora do Brasil e India não tem nem como comprar a diferença entre as duas redes sociais. Investir no Orkut para chegar perto do Facebook? O FB é um fenômeno e não vai valer a pena gastar dinheiro para combater ela, agora é tarde.