Recentemente a Agência Click apareceu com um conceito chamado Open Source Branding, que seria um forma da gestão de marcas baseada no diálogo aberto entre elas e seus respectivos públicos.
O termo Open Source vem da informática e diz respeito a softwares livres cujo código-fonte (código de uma linguagem de programação usada para desenvolver um programa) é aberto para qualquer um que queira baixá-lo e distribuí-lo com a condição de que se mantenha o seu padrão.
Divulgado no Campus Party desse ano através de um concurso que envolvia as marcas Credicard Citi e Ale Combustíveis, o Open Source Branding prega que as marcas são criadas coletivamente, com a participação de pessoas e que por este ponto de vista, consumidores deixam o pólo passivo de espectadores e tornam-se ativos colaboradores no processo criativo das marcas e seus produtos.
É claro que a recente ascensão das redes sociais possibilitou um tremendo avanço no que tange o diálogo com o consumidor, contudo a idéia de que as pessoas são peça chave no processo de construção de marcas e que suas vozes podem e devem ser ouvidas para o seu correto desenvolvimento já não existe há muito tempo? Seria o Open Source Branding só um nome legalzinho criado para ilustrar uma coisa que já existe há tempos ou de fato um conceito novo???
Um comentário:
rapaz, eu acho que e' uma poderosa imagem que procura capturar um movimento novo no relacionamento das marcas com as pessoas que consomem seus produtos. Eu gosto bastante.
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