quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Globo e Record x TV Pública

Quem diria, mas as rivais Globo e Record (leia esse post) agora se uniram para tentar impedir um "inimigo em comum", a TV Pública.

Na quarta-feira, dia 19/11, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara e lá foi debatido o Projeto de Lei 1878/03 que estabelece a cessão gratuita de eventos envolvendo seleções e atletas que representem o Brasil para a tv pública. Com isso, as competições que não seriam exibidas nas tvs comerciais passariam a ser exibidas pela tv pública. Abaixo, as opiniões de um diretor da Globo e outro da Record, respectivamente:

Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo: "Hoje há no país 193 geradoras, sem falar das 597 retransmissoras, que são, em parte, pseudo-educativas, porque não produzem conteúdo educativo, usam estes canais para proselitismo, fazem comercialização publicitária fora da lei", afirmou. "Será que é exatamente isso que nós queremos? Será que é a essas educativas que queremos dar esse conteúdo?".

Pinto também deu uma choradinha e diz que as emissoras hoje em dia são praticamente reféns dos grandes eventos: "O cenário mudou muito de 10 anos para cá. Naquela época, eu dizia que esporte não vivia sem a TV e vice-versa. Hoje, as TVs são reféns dos grandes eventos esportivos. Os detentores ditam as regras pelas quais as TVs competem na aquisição de direitos". E existe uma obrigatoriedade de exibição de todos estes eventos, em todas as mídias. Não existe muita flexibilidade. Nenhuma empresa hoje compra eventos para não exibi-lo, porque o custo é proibitivo".

Ele completa dizendo que, para comprar os direitos de um evento grande, tem que comprar outros menos interessantes no mesmo pacote: "O que acontece é que a força dos vendedores é tão forte que temos, para levar um evento relevante, levar tantos outros sem interesse de exibir"

Eduardo Zebini, diretor de esportes da Record: "São contratos confidenciais que exigem garantias, procedimentos e multas para os casos de desvio. As imagens dos eventos têm, por exemplo, um período de utilização e um vencimento após o evento. Além disso, nós temos que dar garantias contra o vazamento das imagens para fora da área em que somos cessionários"

A sugestão da Record é que TV pública exiba eventos "menores" como Universíadas -Olimpíadas Universitárias, jogos do exército, jogos regionais (quem assiste essas coisas???) e promova, junto com o COB-Comitê Olímpico Brasileiro, competições de esportes pouco difundidos (seriam esgrima, tênis de mesa, levantamento de peso??? Aqueles esportes que todo brasileiro adora ver nas olimpíadas)


Se esse projeto de lei for aprovado, Globo e Record vão ficar maluquinhas de tanta raiva!


fonte: Observatório da Imprensa

Nenhum comentário: