quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Momento Tortada

Esse é o momento em que algum profissional/instituição/veículo de comunicação recebe...bem...uma tortada por algum motivo. E o momento tortada vai para......

TWITTER

Sei que estou na contramão e que a grande maioria adora e acha revolucionário?!?! essa mídia social. Mas na boa, o que realmente é o twitter além de um diário em que uma pessoa pode dizer o que está fazendo ao longo do seu dia?

Querido Diário,

12:23 - Estou indo almoçar
13:30 - tive uma indigestão
14:12 - voltei do banheiro
15:21 - Tô jogando paciência no computador
16:10 - O que você acharam do último barraco do Big Brother?

Alguém surge com uma "novidade" que tem um nome diferente e todos compram a idéia como se fosse genial e cheio de possibilidades. Impressionante!

6 comentários:

[camille paixão] disse...

Oie, Rafa.
Antes, lendo o slogan do Twitter [What are you doing?] eu pensava quase o mesmo que vc: cara, que importância tem em as pessoas publicarem na web o que que elas estão fazendo naquele momento? Muito superficial, desnecessário.

Então, me inscrevi para entender melhor como a coisa funcionava e descobri a tal importância do Twitter.
Além das pessoas atualmente adorarem um exibicionismo [vide orkut, etc], o Twitter serve como uma eficiente ferramenta de comunicação de empresas, sites, profissionais com clientes/internatutas. Funciona muito bem como uma assinatura virtual [RSS Feed] e é mais uma maneira de fazer com que a marca/ideia esteja presente/próxima dos consumidores de modo bem descontraído.

O seguir e ser seguido traz uma interação mais íntima e instantânea. Tem simples comentários que se transformam em verdadeiros fóruns de discussões.

No Twitter cabe o que no Orkut não dá pra comentar e no que um blog não vale postar. Às vezes, vc deseja apenas fazer um comentário sobre algo e joga no Twitter. Só isso.

Espero que a opinião de uma publicitária internauta,ainda em desenvolvimento, tenha servido para alguma coisa...rs.

Beijão =]

Anônimo disse...

se você pensa que o twitter é um blog em miniatura, eu lamento.

aliás, acho um blog como este seu é tão útil para mim quando o twitter pra você :)

ficadica

Malucom disse...

Camille,

Reconheço que o Twitter pode até ser útil como uma ferramenta que aproxima uma marca de seu público, mas não é algo revolucionário que alguns defendem como a melhor coisa que apareceu desde a invenção da roda.
Valeu pelo comentário, foi muito pertinente!


Mario,

A expressão microbloguing é bastante usada para definir o twitter. No início, como os blogs eram usados? Como diários pessoais que as pessoas usavam para falar de suas vidas e suas opiniões. O que você escreve no seu twitter?????

Visitas de pessoas como você (medíocres, que não apresentam argumentos e só sabem escrever grosserias) são tão inúteis para esse blog quanto o um ventilador é na sibéria!

Juliano Santana disse...

Malucom, exatamente!

Para as empresas é excelente para monitoramento de comentários bons ou ruins de determinado produto/serviço.

Porém, para os pobres mortais, só serve para "causar" na sua rede de amigos (ou desconhecidos) fazendo aqueles comentários sem usar "filtro."

Anônimo disse...

Buenas!

Cara se essa é a imagem que tu tens do Twitter lamento dizer que foi porque tu não soube usar a ferramenta adequada, afinal tu escolhe o que receber por lá. Se tu só ir atrás de gente que utiliza "como o Orkut" (show-freak da humanidade, em sua maioria) é claro que a tudo vai ser irrelevante.

Seguir profissionais da tua área que estão interessados em compartilhar conteúdo, dicas e links é mais fácil do que ficar revirando uma lista imensa de feeds atrás de conteúdo... :)

Não vim aqui "vender" o Twitter não, esse negócio de fanboy não é comigo, mas achei um pouco injusta tua visão que acredito eu, só se deu por alguma experiência ruim e inexperiência com o uso, com todo o respeito. :)

Abraço!

Malucom disse...

Guilherme,

Pode ser que tenha razão. Talvez minha pouca experiência com o twitter tenha feito com que eu o subestimasse.

Reconheço que ele pode ser útil, principalmente para uma marca manter um relacionamento mais estreito com seu público.

Meu problema com o twitter é justamente quando ele é usado por "pessoas e sites comuns", que o usam apenas para falar o que estão fazendo em determinada hora do dia. Aí só tem besteiras.

Valeu pela visita e volte sempre.

Abraço