quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Obama pop


Essa foi a logomarca usada por Barack Obama durante uma campanha presidencial que pode ser considerada um exemplo de competência e estratégia. Sua equipe fez um ótimo uso da chamada web 2.0 e desfrutou de todas as suas possibilidades.

Milhares de seguidores no twitter, milhões de membros no site de relacionamentos facebook, videos no youtube e fotos no flickr, aliados ao carisma natural do agora primeiro presidente negro dos EUA (Quando o ator Morgan Freman interpretou o presidente americano no filme Impacto Profundo, muito disseram: "Só em filme mesmo")
Foi tudo tão bem realizado e o apelo entre os jovens, seu principal alvo, foi tão grande que Obama praticamente transcendeu a figura de candidato a presidência e virou uma figura pop. Recentemente até participou de uma história em quadrinhos ao lado do homem aranha


Segundo o site Omelete, já foram vendidas mais de 350 mil unidades (uma marca impressionante levando-se em conta o combalido mercado de HQs)

Todo esse uso da internet lhe rendeu milhões de dólares arrecadados através de doações online feitas por mais ou menos 3 milhões de pessoas, e muitas delas doaram mais de uma vez.

Agora já eleito, veremos se Obama continuará usando as mídias sociais para ajudá-lo em seu mandato. Através delas ele poderá descobrir se sua gestão está ou não agradando, bem como saber o que a população pensa sobre determinado assunto e fazer com que o povo norte-americano pressione o congresso a votar com mais rapidez os projetos propostos por seu governo.

Nos anos 30, Franklin Roosevelt usou o rádio para estabelecer uma relação de proximidade com o povo. Nos anos 60 foi a vez de John F. Kennedy usar a tv para triunfar sobre Nixon. Agora Obama e sua equipe souberam usar muito bem a internet. Uma campanha irretocável, digna de entrar para a história.

Nenhum comentário: