domingo, 23 de novembro de 2008

Bruce Lee

Abaixo um video promocional do NOKIA N96 - BRUCE LEE Edition, lançado no mercado chinês.
Alguém duvida que o mestre das artes marciais seria mesmo capaz de fazer isso quando era vivo?


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Globo e Record x TV Pública

Quem diria, mas as rivais Globo e Record (leia esse post) agora se uniram para tentar impedir um "inimigo em comum", a TV Pública.

Na quarta-feira, dia 19/11, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara e lá foi debatido o Projeto de Lei 1878/03 que estabelece a cessão gratuita de eventos envolvendo seleções e atletas que representem o Brasil para a tv pública. Com isso, as competições que não seriam exibidas nas tvs comerciais passariam a ser exibidas pela tv pública. Abaixo, as opiniões de um diretor da Globo e outro da Record, respectivamente:

Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo: "Hoje há no país 193 geradoras, sem falar das 597 retransmissoras, que são, em parte, pseudo-educativas, porque não produzem conteúdo educativo, usam estes canais para proselitismo, fazem comercialização publicitária fora da lei", afirmou. "Será que é exatamente isso que nós queremos? Será que é a essas educativas que queremos dar esse conteúdo?".

Pinto também deu uma choradinha e diz que as emissoras hoje em dia são praticamente reféns dos grandes eventos: "O cenário mudou muito de 10 anos para cá. Naquela época, eu dizia que esporte não vivia sem a TV e vice-versa. Hoje, as TVs são reféns dos grandes eventos esportivos. Os detentores ditam as regras pelas quais as TVs competem na aquisição de direitos". E existe uma obrigatoriedade de exibição de todos estes eventos, em todas as mídias. Não existe muita flexibilidade. Nenhuma empresa hoje compra eventos para não exibi-lo, porque o custo é proibitivo".

Ele completa dizendo que, para comprar os direitos de um evento grande, tem que comprar outros menos interessantes no mesmo pacote: "O que acontece é que a força dos vendedores é tão forte que temos, para levar um evento relevante, levar tantos outros sem interesse de exibir"

Eduardo Zebini, diretor de esportes da Record: "São contratos confidenciais que exigem garantias, procedimentos e multas para os casos de desvio. As imagens dos eventos têm, por exemplo, um período de utilização e um vencimento após o evento. Além disso, nós temos que dar garantias contra o vazamento das imagens para fora da área em que somos cessionários"

A sugestão da Record é que TV pública exiba eventos "menores" como Universíadas -Olimpíadas Universitárias, jogos do exército, jogos regionais (quem assiste essas coisas???) e promova, junto com o COB-Comitê Olímpico Brasileiro, competições de esportes pouco difundidos (seriam esgrima, tênis de mesa, levantamento de peso??? Aqueles esportes que todo brasileiro adora ver nas olimpíadas)


Se esse projeto de lei for aprovado, Globo e Record vão ficar maluquinhas de tanta raiva!


fonte: Observatório da Imprensa

domingo, 16 de novembro de 2008

Viral Catástrofe

Com certeza você já viu Independence Day e O Dia Depois de Amanhã. Eles foram dirigidos pelo diretor alemão Roland Emmerich, que prepara para o ano que vêm mais um filme catástrofe: 2012, que é baseado numa profecia da antiga civilização Maia sobre o fim do mundo (sim, mais uma profecia sobre o fim do mundo!)
A produção ganhou um site viral chamado Institute for Human Continuity, onde está a seguinte mensagem:

"Por 25 anos, o Instituto pela Continuidade Humana (IHC) reuniu as maiores mentes do mundo para estudar possíveis ameaças para a humanidade.
Os Maias profetizeram. A ciência confirmou. E mesmo assim, o Governo não falará uma palavra sobre isso para você. As chances de uma destruição global acontecer em 2012 é de 94%. Sobreviventes serão escolhidos através de uma loteria.
Para assegurar sua sobrevivência, registre-se na loteria. "
Veja o trailer abaixo:

Eu sei, é a terceira vez que vemos uma onda gigante num filme catástrofe. Mas é uma imagem tão espetacular e tão bem feita que eu nunca me canso!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Social Media Marketing

Com a interação proporcionada pela internet as chamadas mídias sociais ganham cada vez mais destaque e estão virando um importante aliado das marcas.

Mídias sociais, pra quem não sabe, são aquelas onde qualquer um pode consumir e produzir conteúdo. Youtube, orkut, podcasts e a blogsfera são os principais exemplos dessa nova possibilidade que as marcas têm de se relacionar com seu target.


O marketing das mídias sociais chegou pra ficar e deixar as marcas mais íntimas das pessoas, o que facilita na hora de entender as necessidades de um determinado público-alvo. Um bom exemplo desse tipo de estratégia pôde ser conferido na eficaz campanha de Barack Obama. Vários videos no YouTube e fotos no fotolog Flick foram utilizados para tornar o recém presidente eleito dos Estados Unidos um "cara comum", próximo dos americanos.


Guardem esse nome: Mídias Socias! Elas vieram pra ficar!


domingo, 9 de novembro de 2008

Momento ADO

Esse é o momento em que um profissional/instituição/veículo de comunicação é homenageADO, ovacionaADO, prestigiADO, aclamADO...precisa explicar mais?

E o Momento ADO vai para......



Comercial da linha Music Phone LG



Parabéns ao realizadores da agência Young & Rubicam do Brasil!

Direção de Criação: Tomas Lorente / Cassio Zanatta
Criação: Carolina Markowicz / Fernanda Fajardo
RTVC: Nicole Godoy / Moema Porro
Produtora: O2 Filmes

sábado, 8 de novembro de 2008

Sensacional

Como seria o Photoshop se ele existisse no mundo real, fora da tela do computador?? A agência Bates141 de Jacarta (Indonésia) imaginou e criou um anúncio para o site Software-asli.com, que vende softwares.

A intenção é mostrar como o novo Photoshop CS4 é capaz de aproximar da realidade as suas criações. A frase no canto inferior direito da foto é "As real as it gets.” (Tão real quanto ele é)Vejam abaixo:

Papelão, tinta, fita métrica e outros materiais foram usados na contrução do "photoshop real" e o making of da montagem pode ser conferido nesse link.

Dir. de criação: Hendra Lesmono

Dir. de arte: Andreas junus & Irawandhani Kamarga

Redator: darrick subrata

Fotógrafo: Anton Ismael

fonte: AdMe

sábado, 1 de novembro de 2008

Poluição

Essa é uma tampa de copo criada pela agência JWT de Hong Kong para a ONG Friends of the Earth. O objetivo é alertar as pessoas a respeito da poluição que assola o nosso planeta. O título diz: "Pollution is closer than you think" - A poluição está mais perto do que você pensa.

Momento Tortada

Esse é o momento em que algum profissional/instituição/veículo de comunicação recebe...bem...uma tortada por algum motivo.
E o momento tortada vai para......




Marketing vazio da marca Nescau

Há algum tempo o achocolatado Nescau lançou o "Nescau 2.0". Foi criada uma campanha cujo conceito era o seu sabor diferente. Todos que fizessem um video falando desse sabor diferente e o enviassem estariam concorrendo para virar o novo comercial da marca. Mas o problema não foi a estratégia em si, por sinal bem bacana. O problema é que o tão falado sabor diferente não existe! É a mesma coisa com um nome moderninho e uma lata com design diferenciado.


Se você quer mudar alguma característica do seu produto, então mude de verdade! Não tente vender o mesmo com uma roupagem nova e dizer ao seu target que ele é novo ou tem um sabor diferente. O público alvo principal do Nescau são adolescentes e, talvez por isso, eles entendam que podem subestimar a inteligência deles. Lamentável! Abaixo o comercial do Nescau 2.0