Pesquisas de intenção de voto sempre são polêmicas. Por mais idôneo que um instituto de pesquisa possa ser, sempre vai existir desconfiança em relação aos resultados obtidos por ela. Outra crítica diz respeito a influência que ela pode exercer no voto das pessoas, já que o candidato que aparece na frente tende a conseguir ainda mais votos e, o que está atrás, fica estigmatizado como "carta fora do baralho" e assim acaba perdendo o eleitorado que já conquistou.
Agora, um estudo realizado pelo Pew Research Center, dos Estados Unidos, e citado pela Folha de São Paulo na sexta-feira, dia 24/10, concluiu que essas pesquisas influenciam a cobertura que a mídia faz sobre os candidatos.
Analisando a cobertura das campanhas de Barack Obama e John McCain, entre 8 de setembro e 16 de outubro, quando foi ficando mais nítida a vantagem do democrata sobre o republicano nas sondagens, o instituto contou 36% de matérias positivas para o primeiro e 14% para o segundo (e 29% negativas para o primeiro e 57% negativas para o segundo).
Resumindo: Segundo o Pew (que é um centro de estudos sério e que tem credibilidade) um candidato que está liderando as pesquisas tende a receber uma cobertura maior da mídia.
Alguém ainda acha que pesquisas de intenção de voto são servem pra alguma coisa?
fonte: Observatório de Imprensa
2 comentários:
Mas é claro que serve...
Automaticamente a mídia faz um enfoque maior para o nome que esta em primeiro lugar na pesquisa, também tem outro fator... Por exemplo, pode confundir o eleitorado, dessa maneira as pessoas trocam o seu voto, ou pensam que o seu voto já não é mais tão importante, pois o seu candidato está em segundo lugar com muitos pontos de diferença..
Portanto, a mídia é uma grande influenciadora, e totalmente poderosa quando pesquisas e outros fatores colaboram!
Abraços!
** Vc trabalha com MKT político?
Marketing político? Deus me livre rs. Ta aí uma área na qual eu não tenho a mínima vontade de trabalhar.
Abraços
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