quinta-feira, 27 de maio de 2010

Samsung 3D

Para promover a TV Samsung com tecnologia 3D a agência Starcom & Muse Amsterdam criou uma ação no edificio histórico Beurs van Berlage.

domingo, 23 de maio de 2010

Momento Tortada

Esse é o momento em que um esforço de marketing foi infeliz na tentativa de comunicar seu objetivo de comunicação para o seu público-alvo e, portanto, merece levar uma tortada!

Veja esse comercial recente da famosa marca de macarrão instantâneo Nissin Miojo:



Colocar uma mulher literalmente pilotando um fogão é uma estratégia bem arriscada. Um homem também aparece "dirigindo" um deles, mas é logo no começo do comercial e sua participação é rápida. O grande destaque é para a mulher que aparece na maior parte do tempo como a dona de casa que está preparando a refeição para a família.

Parece que o intuito é mostrar que os ingredientes são frescos mas, para expressar isso, poderiam ter usado qualquer coisa menos uma mulher pilotando um fogão. É o tipo de associação ao machismo que só prejudica o comercial e a imagem do produto. Ficou ainda mais esquisito por se tratar do miojo, um produto cuja principal característica sempre foi a praticidade/modernidade e que pode ser preparado por qualquer pessoa sem dotes culinários.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sustentabilidade

Hoje em dia o tema sustentabilidade está em voga. Cada vez mais as empresas estão preocupadas em expressar toda a sua preocupação com o meio ambiente atravez de campanhas institucionais que procuram mostrar como sua marca é engajada nesse sentido.

O problema é que essa questão nem sempre é entendida da melhor forma pelas empresas e em muitos casos a responsabilidade social/ambiental fica só no discurso ou em uma verba destinada a projetos sociais.

No entanto, sustentabilidade é um conceito muito mais amplo. Tem a ver com equilibrio e deve estar inserido em toda empresa. Em entrevista ao blog Ocappuccino, Elisa Prado (diretora de comunicação da Tetra Pak) definiu bem e desmistificou algumas coisas em relação ao tema:

Na verdade é uma ação estratégica inerente a empresa como um todo. Ela tem um pilar econômico e está muito mais na questão do presidente, do líder, da área finanças, da área de produção e tudo mais... que gera, que produz, que faz com que as pessoas produzam um bem para vender à sociedade. A área de comunicação também trabalha com sustentabilidade, mas a empresa inteira que tem que estar ligada e não só uma área. Não é somente a área de finanças, a área de comunicação ou a área de produção – todo mundo! É tudo uma coisa interligada.

Então, se você pensa em sustentabilidade sem pensar no bem estar das pessoas, não é sustentabilidade. Se você pensa em sustentabilidade sem pensar na questão econômica, em gerar lucro, em gerar trabalho para aquelas pessoas, também você não está falando de sustentabilidade. E a questão ambiental é a mais clara. Sobre este ponto, precisamos desmistificar. Por que hoje em dia falamos muito em sustentabilidade e na realidade ela só pega no ponto ambiental. Isso acabou interligando uma coisa com a outra... a questão ambiental com a sustentabilidade, e não tem nada ver uma coisa com a outra. Você pode falar: a empresa não pode gerar lucro, mas ela tem que gerar lucro sim, ela tem que ser forte, ela precisa ser saudável com seus números. Só assim ela vai gerar emprego, gerar benefícios para seus empregados, gerar lucro para seus acionistas, gerar lucro e benefícios para essa comunidade que investe em ações na sua empresa. Isso tudo é sustentabilidade.

Para ler a entrevista completa clique aqui

É preciso ter o entendimento correto sobre o assunto para poder identificar quando uma empresa é de fato sustentável e quando ela for apenas um cover mal feito do capitão planeta (lembram dele?)



quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lingeries em ação

A rede de lojas Marisa, especializada em roupa feminina, está criando novas unidades especializadas na venda de lingeries. Enquanto elas ainda não estão prontas, as pessoas que andam na rua podem checar como andam as obras.



A ação (criada pela Fisher+Fala!) ganhou tanto destaque que até apareceu no blog Culture-Buzz da agência gringa Vanksen.



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chuva de chocolate

O historiador, mestre em arqueologia e doutor em história antiga pela Universidade de Oxford, Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, afirma ter evidências de que um evento inusitado está prestes a acontecer: Uma chuva de chocolate!

Esse é o tema da campanha de divulgação do chocolate Twix. No blog da ação tem fotos dos supostos indícios históricos da iminente chuva que estaria por vir e claro, os contatos do doutor Pinto no facebook, youtube e twitter. Tem também um depoimento em video explicando a tal chuva de twix.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Viral e poster

A campanha viral do filme Inception, que no Brasil recebeu o nome de A Origem, segue apresentando novidades. Através do Mind-Crime uma pessoa encontrou o seguinte poster:


A trama fala sobre a possibilidade de uma pessoa entrar no subconsciente da outra. Um video sobre o tema e outro site viral que mostra uma máquina de sonhos também circulam na rede. Christopher Nolan (dos 2 filmes mais recentes do Batman) dirige. Confira o trailer: